Com certeza um grande desafio, escolher o seu lar, onde irá viver com sua família e proporcionar momentos felizes e duradouros.
Quem não ficaria com essa duvida? Acredito que a maioria das pessoas que buscam comprar um imóvel.
Aqui vamos abordar um pouco das características de cada um dos imóveis e caberá a você escolher o que mais se adéqua as suas necessidades.
Como escolher entre casa ou apartamento?
Primeiramente você deve definir qual o estilo de vida quer seguir, isso mesmo, se você gosta de muito espaço, quintal, distanciamento entre vizinhos e privacidade, a casa irá lhe satisfazer, se você gosta de praticidade, pouco escaço pra limpar, tranquilidade para viajar e comodidade, o apartamento irá lhe satisfazer.
Aqui segue algumas das vantagens e desvantagens de cada imóvel.
Morar em casa
Vantagens:
Espaço de sobra: para famílias com filhos e/ou animais de estimação, ter uma casa com quintal permite que eles brinquem ao ar livre sem a necessidade de ir a parques ou praças públicas.
Casa, você decide suas vontades: não há necessidade de chegar a um consenso coletivo, por meio de votação em assembleia conduzida por um síndico, sobre em quais melhorias investir, pois as decisões cabem, exclusivamente, à própria família.
Não tem taxa de condomínio: com exceção de casas situadas em condomínios fechados, casas em vias abertas não têm que pagar taxa condominial.
Privacidade e conforto: com espaços agradáveis e adaptados ao seu estilo de grandeza, você pode desenvolver seus moveis a gosto, proporcionar um conforto exclusivo a família, pode fazer suas confraternizações tranquilamente, aproveitar a paz e independência.
Desvantagens:
Custo mais alto: As despesas e gastos com manutenção você precisa arcar sozinho — indispensáveis para a conservação do imóvel — não tem com quem dividir, muitas vezes, superam a economia obtida com a ausência da taxa condominial, devido aos espaços e equipamentos que precisa manter.
Falta de segurança: hoje em dia é necessário erguer altos muros para proteger a residência, a inexistência de portaria ou sistemas de segurança, deixa a casa mais suscetível a invasões. Aqui estou usando como exemplo uma residencia em rua comum. Até a sensação de liberdade você perde.
Cuidado redobrado: caso precise fazer uma viagem de ferias com a família, você não tem tranquilidade em deixar a casa fechada.
Morar em apartamento
Vantagens:
Mais segurança: a portaria de segurança controla quem entra e sai do prédio, evitando que vendedores e outros desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, a existência de um sistema de vigilância completo intimida os criminosos.
Praticidade: é muito mais fácil cuidar de um apartamento do que de uma casa, visto que basta limpar os cômodos internos, ambientes mais compactos — já que as áreas externas contam com os auxiliares de serviço do condomínio. Vale ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira trazida pelo vento é menor.
Comodidade: grandes empreendimentos imobiliários atraem uma ampla rede de comércios e serviços para o seu entorno, evitando a necessidade de se deslocar pela cidade para dar conta das demandas diárias.
Mais acessibilidade: condomínios tendem a ter uma localização privilegiada, situando-se em centros urbanos ou, quando distantes, sendo atendidos por diversas linhas de transporte público — o que diminui os gastos e facilita os deslocamentos.
Melhor qualidade de vida: apartamentos costumam contar com uma infraestrutura completa, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parquinho, quadra, espaço pet e diversos outros espaços e serviços, que garantem a diversão de toda a família.
Menos estresse: como não é preciso sair do condomínio para passear com as crianças e/ou animais de estimação, bem como receber os amigos, evita-se pegar trânsito. Além disso, a distância dos barulhos da rua proporciona melhores noites de sono.
Mais economia: mesmo com a taxa condominial, se os gastos com a manutenção do imóvel e a redução das despesas com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento é bem menor do que em uma casa.
Desvantagens:
Compromisso: apesar das vantagens embutidas na taxa condominial (manutenção das áreas externas do imóvel, segurança reforçada, espaços de lazer e para a prática de atividades físicas etc.), trata-se de uma conta que deve ser paga mensalmente, para não se tornar inadimplente.
Deve seguir regras: todo condomínio formado por varias famílias deve se organizar e estabelecer as regras de convivência e dai todos tem que respeitar, em caso de desrespeito o morador será advertido.
Na hora de decidir entre morar em casa ou apartamento, a segunda opção acaba sendo mais vantajosa para quem quer sair do aluguel, uma vez que torna possível aliar qualidade de vida e economia.
Para alcançar esse objetivo é importante encontrar uma propriedade completa do ponto de vista do lazer, localização privilegiada e preço que cabe no orçamento.
Como você pôde ler ao longo deste conteúdo, escolher entre uma casa ou apartamento depende muito mais das suas próprias necessidades e expectativas, além do que a sua família espera com esse tipo de aquisição!
Gostou do artigo? Qual tema você gostaria de saber mais? Deixe nos comentários? Compartilhe com seus amigos também!